sábado, 16 de julho de 2011

Reflexão: Família, educação formal e a promoção da igualdade de gênero e raça/etnia

Debateremos, compartilharemos aqui nossas inquietações, ideias para a real igualdade de gênero e raça na sociedade. Para isso nos debruçamos sobre algumas questões, que ousamos dizer, fundamentais.
O papel da família na escola: tomada de decisões, conscientização. Nesse ínterim, pensou-se no papel da família para as Desigualdades: a família traz em si marcas da desigualdade ou busca igualdade na escola?
Questão essencial nesse contexto é pensar de que forma a família vê a educação formal. Como berço de civilidade “eduquem nossos filhos” para que ele tenham consciência da promoção da igualdade. Ou, outrossim, instruam para que se complete pelas vias formais a consciência da valorização do ser humano através da igualdade de gênero e raça/etnia.
Pessoas de todos os gêneros, raças/etnias são construtores de sociedade justa e igualitária para promover a tão almejada valorização humana. Porém existe lugar para as diferenças, não queremos que todos sejam iguais o que buscamos sim é que cada indivíduo, desde suas primeiras percepções do ambiente e da vida, assimile o seu potencial individual na formação do todo, e não se deixe apagar pela vias reflexas do preconceito.

Um comentário: