Lutar por direitos e movimentar-se em prol de melhores e iguais condições para todos é uma necessidade da atual sociedade, marcada pelos desmazelos de séculos passados com a escravidão e trabalho forçado, sendo absolutamente necessário afirmar o valor de todos e de todas na sociedade para que esta seja justa e igualitária. Só a formulação de políticas que beneficiem a “raça social” trará melhores condições para a parte da sociedade que ainda vive à margem.
Portanto, há intensa necessidade de fomentar novas discussões a respeito desses temas, buscando sempre superar condições de desigualdades em todos os ambientes, com o intuito de promover debates acerca dos temas construção da cidadania e do ser cidadão/cidadã numa sociedade verdadeiramente democrática, e debatendo sobre programas sociais de afirmação de gênero e raça e suas implicações para a sociedade. Incitar novas discussões a repeito desses temas, na busca de superar condições de discriminações em todos os ambientes, é uma necessidade social.
A escola é o local por excelência (e claro que não o único) onde as proposições conceituais são debatidas e organizadas teoricamente, portanto, o debate dessas questões é imprescindível no ambiente educacional, pelo fato de a escola ser o local onde novos conceitos podem ser construídos através da vivencia com vários atores sociais: educadores, pais e educandos. Levar o ser social a refletir e perceber a importância de se debater e implantar políticas que agreguem transformações sociais para o desenvolvimento integral da sociedade é sem duvida transformar constantemente a sociedade em prol da verdadeira cidadania afirmativa. Essa tomada de consciência dos direitos e deveres de todos/as os/as cidadãos/ãs, pela equiparação de direitos e deveres de todos e todas é o grande marco para a real igualdade na democracia sem mazelas e, que considere o Direito como um instrumento eficaz para as transformações sociais em todos os campos: saúde, educação, seio familiar.
Conduzir o ser social a perceber a importância de se debater e implantar políticas que agreguem transformações sociais para o desenvolvimento integral da sociedade é sem duvida transformar constantemente a sociedade em prol da verdadeira cidadania afirmativa.
Neste ano de pleito eleitoral, a discussão desse tema vem de encontro a reflexões acerca da tomada de consciência de que representantes queremos para nossa sociedade, na busca por afirmação de direitos, e ainda mais, qual legado deixaremos para o futuro no tocante a construção afirmativa do ser social que tenha amplos direitos.
Editado por : Valéria Gabriela Fosch
Nenhum comentário:
Postar um comentário